Aportes de crítica textual em Nm 13–14 e Nm 16

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.ReBiblica.2596-2922.2022v4n8p637

Palavras-chave:

Crítica textual, Números, Septuaginta, Pentateuco Samaritano, Qumran

Resumo

A crítica textual, como parte da exegese científica, contribui para a compreensão da composição do texto hebraico, sua tradição textual, em vista de chegar o mais próximo do original. O objetivo deste artigo é realizar uma investigação crítica de Nm 13–14 e Nm 16, com base nas variantes do texto e propostas significativas para a sua tradução e compreensão. O Pentateuco Samaritano a Septuaginta, como também os manuscritos de Qumram são documentos mais antigos que o texto massorético, dentre outros citados no aparato crítico da Bíblia Hebraica Stuttgartensia. Resulta desse estudo que algumas inserções samaritanas (seguidas de perto pela Siro-Héxapla) têm incidências estruturais e teológicas, que denotam a fluidez do texto de Nm 13–14 e o desenvolvimento das tradições textuais em um período que se estende a partir do séc. III a.C. A Septuaginta em seus complementos em Números, segue uma tradição textual, a mesma usada em Qumram.  Observa-se que a Septuaginta tende a tornar o texto massorético mais coerente e eliminar algumas dificuldades.

Biografia do Autor

Fabrizio Zandonadi Catenassi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor e Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor de Sagradas Escrituras na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Campus Londrina).

Vicente Artuso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Teologia pela Pontífícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná .

Downloads

Publicado

2024-02-06