Edições anteriores

  • A Interpretação da Bíblia na Igreja (PCB): 30 anos depois
    v. 4 n. 8 (2023)

    O segundo volume de ReBiblica do ano de 2023 tem como tema o documento da Pontifícia Comissão Bíblica “A interpretação da Bíblia na Igreja” (18/11/1993). Trinta anos após a promulgação do texto, diversos estudiosos aceitaram o desafio de refletir sobre seus pontos positivos, avanços e limitações. Historicamente, o documento celebra o centenário da Providentissimus Deus, de Leão XIII, e o quinquagésimo aniversário da Divino afflante Spiritu, de Pio XII, documentos que muito contribuíram para o incentivo da pesquisa bíblica em âmbito católico.

    Assim sendo, a primeira colaboração é oferecida pelo Prof. Cássio Murilo Dias da Silva com seu artigo “Quem tem medo do método histórico-critico?”. A seguir, o prof. Cláudio Buss reflete sobre “A Pragmalinguística: uma abordagem a serviço da exegese bíblica”. A Profa. Solange Maria Carmo assina o artigo “Da sacristia e da secretaria à Academia”, sobre a leitura feminista da bíblia. Prof. Carlos André Leandro reflete sobre “A persistente leitura fundamentalista da Bíblia”. Sobre as questões de hermenêutica, os Prof. Carlos Frederico Silveira e Thiago Cabreiro escrevem sobre “O sentido literal na interpretação das Escrituras segundo Santo Tomás de Aquino”. Por fim, dentro das dimensões características da interpretação católica, o Prof. Wagner Moraes dos Santos propõe o texto intitulado “Exegese e teologia moral: o problema dos três preceitos”.

    Na seção de artigos diversos, contamos ainda com a contribuição do Prof. Leonardo Agostini Fernandes e Marcela Machado Vianna Torres com o artigo “A lei sobre a franja e a sua função em Nm 15,37-41”. O Prof. Matthias Grenzer escreve sobre “Ázimos como ecoteologia exodal”. O Prof. Armando Rafael Acquarolli escreve sobre “O rosto de Deus na Epístola de Jeremias: ensaio de uma teologia negativa em Bar 6”. Por fim, os prof. Fabrizio Catenassi e Vicente Artuso refletem acerca dos “Aportes de crítica textual em Nm 13–14 e Nm 16”.

    Contamos ainda com uma resenha do livro de RAMÓN RUIZ, Eleuterio. El libro del Eclesiastés: Comentario y propuestas de lectura, feita pelo Prof. Cássio Murilo Dias da Silva.

    Temos a mais profunda convicção de que este novo volume de ReBiblica muito contribuirá para a pesquisa bíblica, mesmo para aqueles que não professam a fé católica, uma vez que os temas são de interesse geral e ultrapassam os limites confessionais. Desejamos a todos uma boa leitura.

    Prof. Dr. Heitor Carlos Santos Utrini
    Editor Gerente

  • A Carta aos Efésios
    v. 4 n. 7 (2023)

    “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo” (Ef 1,3). É com o mesmo louvor utilizado por Paulo que queremos apresentar mais um volume de nossa ReBiblica.

  • Revelação, Inspiração e Cânon Bíblico
    v. 3 n. 6 (2022)

    É novamente com muita satisfação que apresentamos mais um volume de nossa querida ReBiblica. Essa edição tem um sabor todo especial, pois com ela queremos celebrar uma conquista. Nossa revista nasceu do desejo de diversos pesquisadores da área bíblica de que no Brasil houvesse um lugar apropriado para divulgar seus trabalhos. Desse modo, inicialmente a PUCRS na pessoa do Prof. Cássio Murilo Dias da Silva foi seu primeiro editor-gerente no ano de 2018. Após um período em que a revista foi descontinuada, o Departamento de Teologia da PUC-Rio assumiu sua publicação e desde então ela tem estado sob minha responsabilidade direta.
    Com imensa satisfação soubemos que na última avaliação da CAPES nossa jovem ReBiblica foi avaliada com o conceito A3. Essa nota é o coroamento do esforço conjunto de tantas pessoas que se dedicaram enviando seus artigos ou pareceres, bem como aqueles que de modo mais imediato atuam para o bom êxito dessa iniciativa. Não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem àqueles que foram os responsáveis pela criação da revista – Prof. Cássio Murilo e todo o conselho editorial – e à PUCRS. Esse conceito A3 nos estimula ainda mais a continuar oferecendo uma produção de excelência voltada para nossa área.
    Portanto, é com o coração em festa que apresentamos mais uma edição de nossa ReBiblica. O dossiê tem como tema “Revelação, Inspiração e Cânon das Escrituras”. É verdade que não é a primeira vez que esses temas foram aqui tratados. Em sua primeira edição de 21 de agosto de 2018, Prof. Cássio Murilo já tinha escrito um artigo intitulado “Uma nova agenda para repensar a Inspiração”, que está disponível no site da revista.
    Nesse volume, somos brindados no dossiê com os seguintes autores e temas: Maria de Lourdes Corrêa Lima reflete sobre “O texto canônico e a diversidade de testemunhos manuscritos e formas textuais”. Waldecir Gonzaga e Doaldo Belém escreveram sobre “O Pentateuco e os “pentateucos” na Bíblia: uma abordagem canônica”. Ygor Silva propôs o artigo “Natural e Verbal: extremos quanto ao conceito bíblico de inspiração”. Luiz Henrique Barbosa é o autor do artigo “Breve análise de duas visões na interpretação das Parábolas do Reino, à luz de Mt 13,3b-9.31-33: as visões dispensacionalista e tradicional”.
    Na seção de artigos diversos, Adriano da Silva Carvalho escreveu sobre “A noção de intencionalidade em Hirsch e o conceito de sentido em Pêcheux: dois horizontes na interpretação e novas possibilidades de leitura do texto bíblico”. Gilvan Leite Araújo reflete sobre “Os Anjos no Túmulo de Jesus”. Fábio Siqueira propôs o texto “‘Meu nome é grande entre as nações’: As diferentes interpretações de Ml 1,11”. Por fim, Roberto Marcelo da Silva é o autor de “A morte e o morrer na compreensão vétero-testamentária: a morada dos mortos no universo semita”.
    Contamos ainda com uma recensão crítica feita por Waldecir Gonzaga sobre o livro de J. S. Torres Muñoz, “Hermenéutica itertextual: lectura de Marcos 10,17-22 y 12,28-34”.
    Antes de encerrarmos o fascículo, o leitor encontrará as cartas do Papa Francisco e do Grão-chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta relativas às comemorações do jubileu de ouro da Faculdade Eclesiástica e do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio. Encontrará, também, a ata da XVI Assembleia Geral da Conferência das Instituições Católicas de Teologia (COCTI/CICT), realizada em Lisboa, neste ano de 2022.
    Mais uma vez o nosso agradecimento a todos aqueles que direta ou indiretamente ajudam e incentivam o trabalho em nossa ReBiblica.

    Prof. Dr. Heitor Carlos Santos Utrini
    Editor Gerente

  • O Livro de Josué
    v. 3 n. 5 (2022)

    É com satisfação que apresentamos aos leitores mais uma edição de nossa ReBiblica. O primeiro volume de cada ano tem como tema do dossiê o livro proposto para o mês da Bíblia da CNBB. O intuito é oferecer uma contribuição mais aprofundada para tantas pessoas que se dedicam com afinco ao estudo, à pastoral e a leitura do texto sagrado.

    Neste ano de 2022 o texto indicado no mês de setembro será o Livro de Josué. Essa obra é, ao mesmo tempo, ponto de chegada e de partida do povo de Israel: chegada, porque nele se realizam as promessas feitas por Deus aos patriarcas de conceder-lhes a posse de uma terra onde mana leite e mel. E partida porque, no momento em que o povo se instala na terra, começa uma nova aventura marcada por infidelidades e acertos, quedas e recomeços, mas tudo isso vivido sob o olhar amoroso de Deus.

    Nosso dossiê conta com oito textos sobre o tema proposto. Prof. Antônio Carlos Frizzo escreve sobre “Canaã, Raab e sua importância na posse da terra (Js 2–6)”. Profa. Márcia Eloi Rodrigues propõe um artigo sobre “A fidelidade à Torá como garantia da posse da terra: uma releitura nomista de Josué em contexto pós-exílico”. Prof. Heitor Utrini fala acerca de “Raab, a meretriz: desdobramentos e releituras do texto de Js 2,1-21; 6,22-25”. Prof. Leonardo Agostini Fernandes oferece o artigo “A função dos ossos de José: Análise de Gn 50,25; Ex 13,19; Js 24,32”. Prof. Joel Theodoro da Fonseca Júnior escreve sobre “Guerra santa e interdito em Josué”. Prof. Mariosan de Sousa Marques reflete sobre “O Livro de Josué no cânon e na pesquisa bíblica: a finalidade do livro e sua interpretação”. Prof. Basílio da Silva propõe o tema “O uso do termo em Mt 22,34-40 à luz de Js 22,5 (LXX)”. Por fim, Prof. Dimas Solda fala sobre “O bom ladrão, Jesus e Josué: Cristologia e tipologia em Lc 23,42”.

    Esse volume conta ainda com alguns textos na seção de artigos diversos, a saber: Prof. Carlos André da Cruz Leandro escreve sobre “O envelhecimento em perspectiva sapiencial: Um estudo de Eclesiastes 11,7–12,8”. Prof. Pedro Paulo Alves dos Santos reflete sobre “Is 63,3-6 em Ap 14,14-20: ‘Intertextualidades’ na tradição hermenêutica joanina do Antigo Testamento”.

    Temos ainda uma resenha crítica feita pelo Prof. Waldecir Gonzaga acerca do livro de I. Carboja, “Hebraica veritas versus Septuaginta auctoritatem. ¿Existe un texto canónico del Antiguo Testamento?”.

    Somos imensamente gratos a todos aqueles que colaboraram com mais este fascículo de nossa ReBiblica e fazemos votos de que este volume contribua grandemente para a divulgação da pesquisa bíblica feita em nosso país e para um maior conhecimento do texto sagrado.

    Prof. Dr. Heitor Carlos Santos Utrini
    Editor Gerente

  • Pentateuco
    v. 2 n. 4 (2021)

    É com alegria que nosso Departamento de Teologia da PUC-Rio coloca à disposição dos leitores o segundo volume de ReBiblica. A proposta temática a ser seguida por nossa revista se baseia em duas linhas-mestras: o primeiro volume do ano sempre terá como tema o mês da Bíblia proposto pela CNBB. Dessa forma, poderemos contribuir para um maior aprofundamento no tema a ser trabalhado nas mais diferentes comunidades. Já o segundo volume tratará de um tema mais geral. O editorial ora apresentado tem como tema o Pentateuco.

    Depois que a teoria de Julius Wellhausen foi questionada e não mais aceito seu edifício naqueles moldes propostos pelo autor, não existe uma hipótese capaz de dar conta desse bloco do Antigo Testamento. O que existem são tendências e alguns consensos que se espelham nos mais variados autores. Diante desse quadro, esta nova edição de ReBiblica pretende oferecer oportunas reflexões sobre temas variados concernentes ao Pentateuco.

    Dessa forma, Prof. Dr. Jacir de Freitas Faria traz o artigo “Genealogias em Gênesis: fios que se entrelaçam na historiografia de Israel a partir de Abraão”. Prof. Dr. Leonardo Agostini Fernandes, professor de nosso Departamento de Teologia, escreve “Análise de Ex 3,7-15 em perspectiva narrativa”. Prof. Dr. Thiago da Silva Pacheco apresenta “Não deixar viver a feiticeira: origem da norma de Ex 22,17 e o status condenatório atribuído às mulheres israelitas”. Prof. Dr. Cássio Murilo Dias, sobre o novo volume da Biblia Hebraica Quinta, propõe um texto sobre “Uma nova edição crítica do livro do Levítico”. Por fim, concluindo nosso editorial, Prof. Dr. Fabrizio Zandonadi Catenassi e Prof. Dr. Ildo Perondi escrevem sobre a “Colocação literária e estrutura da benção aarônica (Nm 6,22-27)”.

    Na seção de artigos diversos, Prof. Dr. Gilvan Leite Araújo traz o artigo “As autoridades do Quarto Evangelho”. Prof. Dr. Adriano da Silva Carvalho escreve sobre “A interpretação dos particípios em 2Ts 2,6-7: uma proposta identitária”. Finalmente, Prof. Dr. Roberto Marcelo da Silva propõe “O Evangelho de Bartolomeu – Uma luta espiritual como superação e temperança a partir de Evágrio Pôntico”.

    Como se pode verificar, este volume é caracterizado pela pluralidade temática, o que torna a revista extremamente instigante e pertinente. Manifestamos nossa gratidão a todos os autores pela beleza e profundidade científica de seus artigos. Ao mesmo tempo, fazemos votos de que este volume de ReBiblica contribua para o aprofundamento dos estudos em nossa área.

    Prof. Dr. Heitor Carlos Santos Utrini
    Editor Gerente

  • A Carta aos Gálatas: influxo na formação do Novo Testamento e atualidade da sua mensagem
    v. 2 n. 3 (2021)

    De 9 a 11 de setembro de 2015 acontecia o V Congresso Nacional da ANPTECRE, em Curitiba/PR, que contava com a participação de representantes de inúmeras instituições de ensino de todo o Brasil. Na ocasião, os professores da área bíblica manifestaram o desejo de fundar um periódico voltado para esse campo do conhecimento e áreas afins, que funcionaria como um grande fórum de debates e partilha de pesquisas. Assim, em 2017, no VI Congresso da ANPTECRE, realizado na PUC Goiás, por decisão dos membros do GT de Bíblia, nascia a ReBiblica (Revista Brasileira de Interpretação Bíblica), com a ideia de se ter um periódico voltado para as pesquisas bíblicas. Inicialmente ela foi locada na PUC-RS, sob a responsabilidade editorial do Prof. Cássio Murilo Dias da Silva (PUCRS), que em 2018 publicou dois fascículos.

    Após esse período, a revista passou por um intervalo de descontinuidade. Entretanto, em 2020, depois de inúmeras tratativas e diálogos, o Departamento de Teologia da PUC-Rio assumiu a responsabilidade de levar adiante a ReBiblica. A partir de 2021, a ReBiblica migra da PUC-RS para o PPG em Teologia da PUC-Rio, sob a responsabilidade do Prof. Heitor Carlos Santos Utrini (PUC-Rio), como editor chefe, e do Prof. Abimar Oliveira de Moraes, como editor assistente. O Prof. Cássio Murilo continua atuando na mesma, agora, juntamente com o Prof. Antônio Carlos Frizzo (ABIB/ITESP), como editores associados.

    Essa mudança de locação acontece a partir de um trabalho de parceria e cooperação entre os PPGs, sendo este o seu primeiro número hospedado junto à PUC-Rio, conservando o acesso aos artigos publicados em seus dois primeiros números. É com grande alegria que nosso PPG acolhe e abraça esta pareceria, com todo o trabalho realizado até então, e se propõe a ajudar para que a Área 44 da CAPES, Ciências da Religião e Teologia, continue a ter este espaço de publicação de resultados de pesquisas voltadas para o campo das Sagradas Escrituras e de seu mundo. Ela terá sua publicação semestral e contará com Dossiês e artigos gerais, no sistema OJS, de livre acesso para todos e em qualquer lugar.

    Com o intuito de prestar um serviço à Pesquisa e a Igreja no Brasil, o exemplar do primeiro semestre terá sempre como base o texto proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o mês da Bíblia. O segundo volume será sempre de algum tema mais amplo e variado. Ela estará dividida em quatro seções. A primeira será o editorial. Na segunda seção estarão os artigos em dossiê, ou seja, aquela temática que receberá particular atenção. A terceira serão os artigos de temas variados e, por fim, as resenhas críticas.

    Uma vez que no mês da Bíblia desse ano de 2021 a CNBB propõe uma reflexão acerca da Carta aos Gálatas, é ela quem estará no centro das atenções deste primeiro volume. No dossiê contamos com a colaboração de cinco autores. O primeiro deles é o Prof. Dr. Waldecir Gonzaga, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, com o artigo intitulado “A estrutura literária da Carta aos Gálatas à luz da Análise Retórica Bíblica Semítica”. É ele também quem foi o responsável por nosso Editorial. O segundo artigo é do Prof. Dr. Johan Konings (FAJE), “Fé que salva, segundo Gálatas e Tiago”. O Prof. Dr. Carlos André da Cruz Leandro (Universidade Católica de Salvador) apresenta sua contribuição com “Circuncisão, Lei e promessa de vida”. A seguir, o artigo do Prof. Dr. Pedro Paulo Alves dos Santos (UniCarioca) cujo título é “Os filhos de Sara e de Agar: ‘Alegoria’ e Hermenêutica cristã primitiva das Escrituras na Carta aos Gálatas”. E por fim, o texto do Prof. Dr. Fábio da Silveira Siqueira (PUC-Rio), “Alegra-te, estéril, que não dás à luz (Gl 4,27bc): O uso de Is 54,1 em Gl 4,21-31”.

    Para a seção de artigos de temas diversos dispomos de três textos: A Profa. Dra. Maria de Lourdes Corrêa Lima (PUC-Rio) em colaboração com o doutorando do PPG da PUC-Rio Doaldo Ferreira Belém propõem o artigo “1Reis 17,7-16: a palavra de YHWH ou o poder de Baal?”. O segundo texto é uma contribuição do Prof. Dr. Luca Mazzinghi (Pontificia Università Gregoriana – Roma) e tem como título “La sapienza bíblica: dalla teologia della creazione alla teologia della storia”. Por fim, o Prof. Dr. Clodomiro de Souza e Silva (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí) oferece o artigo “A circuncisão que conta é a do coração (Rm 2,25-29)”.

    Agradeço a toda Comissão e Conselho Editorial de nossa revista pela parceria, aos professores do Departamento de Teologia da PUC-Rio pelo incentivo e mais uma vez o meu reconhecimento aos esforços do Prof. Dr. Cássio Murilo, sem os quais a ReBiblica não teria recebido seu pontapé inicial.

    Faço votos de que esse seja o primeiro de muitos outros volumes e que essa iniciativa possa contribuir para o avanço da pesquisa bíblica em nosso país.

    Prof. Dr. Heitor Carlos Santos Utrini
    Editor Gerente