v. 3 n. 6 (2022): Revelação, Inspiração e Cânon Bíblico

					Visualizar v. 3 n. 6 (2022): Revelação, Inspiração e Cânon Bíblico

É novamente com muita satisfação que apresentamos mais um volume de nossa querida ReBiblica. Essa edição tem um sabor todo especial, pois com ela queremos celebrar uma conquista. Nossa revista nasceu do desejo de diversos pesquisadores da área bíblica de que no Brasil houvesse um lugar apropriado para divulgar seus trabalhos. Desse modo, inicialmente a PUCRS na pessoa do Prof. Cássio Murilo Dias da Silva foi seu primeiro editor-gerente no ano de 2018. Após um período em que a revista foi descontinuada, o Departamento de Teologia da PUC-Rio assumiu sua publicação e desde então ela tem estado sob minha responsabilidade direta.
Com imensa satisfação soubemos que na última avaliação da CAPES nossa jovem ReBiblica foi avaliada com o conceito A3. Essa nota é o coroamento do esforço conjunto de tantas pessoas que se dedicaram enviando seus artigos ou pareceres, bem como aqueles que de modo mais imediato atuam para o bom êxito dessa iniciativa. Não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem àqueles que foram os responsáveis pela criação da revista – Prof. Cássio Murilo e todo o conselho editorial – e à PUCRS. Esse conceito A3 nos estimula ainda mais a continuar oferecendo uma produção de excelência voltada para nossa área.
Portanto, é com o coração em festa que apresentamos mais uma edição de nossa ReBiblica. O dossiê tem como tema “Revelação, Inspiração e Cânon das Escrituras”. É verdade que não é a primeira vez que esses temas foram aqui tratados. Em sua primeira edição de 21 de agosto de 2018, Prof. Cássio Murilo já tinha escrito um artigo intitulado “Uma nova agenda para repensar a Inspiração”, que está disponível no site da revista.
Nesse volume, somos brindados no dossiê com os seguintes autores e temas: Maria de Lourdes Corrêa Lima reflete sobre “O texto canônico e a diversidade de testemunhos manuscritos e formas textuais”. Waldecir Gonzaga e Doaldo Belém escreveram sobre “O Pentateuco e os “pentateucos” na Bíblia: uma abordagem canônica”. Ygor Silva propôs o artigo “Natural e Verbal: extremos quanto ao conceito bíblico de inspiração”. Luiz Henrique Barbosa é o autor do artigo “Breve análise de duas visões na interpretação das Parábolas do Reino, à luz de Mt 13,3b-9.31-33: as visões dispensacionalista e tradicional”.
Na seção de artigos diversos, Adriano da Silva Carvalho escreveu sobre “A noção de intencionalidade em Hirsch e o conceito de sentido em Pêcheux: dois horizontes na interpretação e novas possibilidades de leitura do texto bíblico”. Gilvan Leite Araújo reflete sobre “Os Anjos no Túmulo de Jesus”. Fábio Siqueira propôs o texto “‘Meu nome é grande entre as nações’: As diferentes interpretações de Ml 1,11”. Por fim, Roberto Marcelo da Silva é o autor de “A morte e o morrer na compreensão vétero-testamentária: a morada dos mortos no universo semita”.
Contamos ainda com uma recensão crítica feita por Waldecir Gonzaga sobre o livro de J. S. Torres Muñoz, “Hermenéutica itertextual: lectura de Marcos 10,17-22 y 12,28-34”.
Antes de encerrarmos o fascículo, o leitor encontrará as cartas do Papa Francisco e do Grão-chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta relativas às comemorações do jubileu de ouro da Faculdade Eclesiástica e do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio. Encontrará, também, a ata da XVI Assembleia Geral da Conferência das Instituições Católicas de Teologia (COCTI/CICT), realizada em Lisboa, neste ano de 2022.
Mais uma vez o nosso agradecimento a todos aqueles que direta ou indiretamente ajudam e incentivam o trabalho em nossa ReBiblica.

Prof. Dr. Heitor Carlos Santos Utrini
Editor Gerente

Publicado: 2022-12-29

Apresentação

Nominata dos Avaliadores ad hoc