A didática do apóstolo Paulo na resistência às discriminações no contexto do Império Romano
DOI:
https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.ReBiblica.2596-2922.2024v5n9a09Palavras-chave:
didática, apóstolo, Paulo, comunidade escatológica, resistênciaResumo
O presente artigo apresenta uma releitura do conceito “comunidade escatológica”, que foi utilizado pela primeira vez por Bultmann em sua Teologia do Novo Testamento. No caso, a comunidade escatológica é compreendida como uma comunidade de resistência pacífica, à luz da teoria de Horsley sobre as igrejas paulinas. A partir dessa renovada abordagem que combina as compreensões de Bultmann e Horsley, as igrejas cristãs primitivas, que são frutos da atividade missionária do apóstolo Paulo, são tidas como igrejas que, enquanto esperam a parousia, fazem resistência à política imperial romana por meio de sua prática solidária e de sua vivência igualitária, conforme os ensinos e relatos que estão registrados nas cartas paulinas. Esse quadro se expõe a partir da seguinte proposta, em primeiro lugar, é apresentada a didática ou Retórica Aristotélica como procedimento utilizado pelo apóstolo na instrução de suas comunidades; em segundo lugar, a comunidade escatológica é descrita como núcleo de resistência ao Império Romano; por fim, são apontados alguns dos procedimentos didáticos que são tomados pelo próprio apóstolo Paulo na instrução da comunidade escatológica.