Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica - nasceu de uma decisão conjunta dos professores-pesquisadores de Bíblia nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Teologia e Ciências da Religião, afiliados à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE).

Periodicidade semestral.

Notícias

Edição Atual

v. 2 n. 3 (2021): A Carta aos Gálatas: influxo na formação do Novo Testamento e atualidade da sua mensagem

De 9 a 11 de setembro de 2015 acontecia o V Congresso Nacional da ANPTECRE, em Curitiba/PR, que contava com a participação de representantes de inúmeras instituições de ensino de todo o Brasil. Na ocasião, os professores da área bíblica manifestaram o desejo de fundar um periódico voltado para esse campo do conhecimento e áreas afins, que funcionaria como um grande fórum de debates e partilha de pesquisas. Assim, em 2017, no VI Congresso da ANPTECRE, realizado na PUC Goiás, por decisão dos membros do GT de Bíblia, nascia a ReBiblica (Revista Brasileira de Interpretação Bíblica), com a ideia de se ter um periódico voltado para as pesquisas bíblicas. Inicialmente ela foi locada na PUC-RS, sob a responsabilidade editorial do Prof. Cássio Murilo Dias da Silva (PUCRS), que em 2018 publicou dois fascículos.

Após esse período, a revista passou por um intervalo de descontinuidade. Entretanto, em 2020, depois de inúmeras tratativas e diálogos, o Departamento de Teologia da PUC-Rio assumiu a responsabilidade de levar adiante a ReBiblica. A partir de 2021, a ReBiblica migra da PUC-RS para o PPG em Teologia da PUC-Rio, sob a responsabilidade do Prof. Heitor Carlos Santos Utrini (PUC-Rio), como editor chefe, e do Prof. Abimar Oliveira de Moraes, como editor assistente. O Prof. Cássio Murilo continua atuando na mesma, agora, juntamente com o Prof. Antônio Carlos Frizzo (ABIB/ITESP), como editores associados.

Essa mudança de locação acontece a partir de um trabalho de parceria e cooperação entre os PPGs, sendo este o seu primeiro número hospedado junto à PUC-Rio, conservando o acesso aos artigos publicados em seus dois primeiros números. É com grande alegria que nosso PPG acolhe e abraça esta pareceria, com todo o trabalho realizado até então, e se propõe a ajudar para que a Área 44 da CAPES, Ciências da Religião e Teologia, continue a ter este espaço de publicação de resultados de pesquisas voltadas para o campo das Sagradas Escrituras e de seu mundo. Ela terá sua publicação semestral e contará com Dossiês e artigos gerais, no sistema OJS, de livre acesso para todos e em qualquer lugar.

Com o intuito de prestar um serviço à Pesquisa e a Igreja no Brasil, o exemplar do primeiro semestre terá sempre como base o texto proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o mês da Bíblia. O segundo volume será sempre de algum tema mais amplo e variado. Ela estará dividida em quatro seções. A primeira será o editorial. Na segunda seção estarão os artigos em dossiê, ou seja, aquela temática que receberá particular atenção. A terceira serão os artigos de temas variados e, por fim, as resenhas críticas.

Uma vez que no mês da Bíblia desse ano de 2021 a CNBB propõe uma reflexão acerca da Carta aos Gálatas, é ela quem estará no centro das atenções deste primeiro volume. No dossiê contamos com a colaboração de cinco autores. O primeiro deles é o Prof. Dr. Waldecir Gonzaga, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, com o artigo intitulado “A estrutura literária da Carta aos Gálatas à luz da Análise Retórica Bíblica Semítica”. É ele também quem foi o responsável por nosso Editorial. O segundo artigo é do Prof. Dr. Johan Konings (FAJE), “Fé que salva, segundo Gálatas e Tiago”. O Prof. Dr. Carlos André da Cruz Leandro (Universidade Católica de Salvador) apresenta sua contribuição com “Circuncisão, Lei e promessa de vida”. A seguir, o artigo do Prof. Dr. Pedro Paulo Alves dos Santos (UniCarioca) cujo título é “Os filhos de Sara e de Agar: ‘Alegoria’ e Hermenêutica cristã primitiva das Escrituras na Carta aos Gálatas”. E por fim, o texto do Prof. Dr. Fábio da Silveira Siqueira (PUC-Rio), “Alegra-te, estéril, que não dás à luz (Gl 4,27bc): O uso de Is 54,1 em Gl 4,21-31”.

Para a seção de artigos de temas diversos dispomos de três textos: A Profa. Dra. Maria de Lourdes Corrêa Lima (PUC-Rio) em colaboração com o doutorando do PPG da PUC-Rio Doaldo Ferreira Belém propõem o artigo “1Reis 17,7-16: a palavra de YHWH ou o poder de Baal?”. O segundo texto é uma contribuição do Prof. Dr. Luca Mazzinghi (Pontificia Università Gregoriana – Roma) e tem como título “La sapienza bíblica: dalla teologia della creazione alla teologia della storia”. Por fim, o Prof. Dr. Clodomiro de Souza e Silva (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí) oferece o artigo “A circuncisão que conta é a do coração (Rm 2,25-29)”.

Agradeço a toda Comissão e Conselho Editorial de nossa revista pela parceria, aos professores do Departamento de Teologia da PUC-Rio pelo incentivo e mais uma vez o meu reconhecimento aos esforços do Prof. Dr. Cássio Murilo, sem os quais a ReBiblica não teria recebido seu pontapé inicial.

Faço votos de que esse seja o primeiro de muitos outros volumes e que essa iniciativa possa contribuir para o avanço da pesquisa bíblica em nosso país.

Prof. Dr. Heitor Carlos Santos Utrini
Editor Gerente

Publicado: 2021-07-25
Ver Todas as Edições