Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica - nasceu de uma decisão conjunta dos professores-pesquisadores de Bíblia nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Teologia e Ciências da Religião, afiliados à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE).

Periodicidade semestral.

Notícias

Edição Atual

v. 2 n. 4 (2021): Pentateuco

É com alegria que nosso Departamento de Teologia da PUC-Rio coloca à disposição dos leitores o segundo volume de ReBiblica. A proposta temática a ser seguida por nossa revista se baseia em duas linhas-mestras: o primeiro volume do ano sempre terá como tema o mês da Bíblia proposto pela CNBB. Dessa forma, poderemos contribuir para um maior aprofundamento no tema a ser trabalhado nas mais diferentes comunidades. Já o segundo volume tratará de um tema mais geral. O editorial ora apresentado tem como tema o Pentateuco.

Depois que a teoria de Julius Wellhausen foi questionada e não mais aceito seu edifício naqueles moldes propostos pelo autor, não existe uma hipótese capaz de dar conta desse bloco do Antigo Testamento. O que existem são tendências e alguns consensos que se espelham nos mais variados autores. Diante desse quadro, esta nova edição de ReBiblica pretende oferecer oportunas reflexões sobre temas variados concernentes ao Pentateuco.

Dessa forma, Prof. Dr. Jacir de Freitas Faria traz o artigo “Genealogias em Gênesis: fios que se entrelaçam na historiografia de Israel a partir de Abraão”. Prof. Dr. Leonardo Agostini Fernandes, professor de nosso Departamento de Teologia, escreve “Análise de Ex 3,7-15 em perspectiva narrativa”. Prof. Dr. Thiago da Silva Pacheco apresenta “Não deixar viver a feiticeira: origem da norma de Ex 22,17 e o status condenatório atribuído às mulheres israelitas”. Prof. Dr. Cássio Murilo Dias, sobre o novo volume da Biblia Hebraica Quinta, propõe um texto sobre “Uma nova edição crítica do livro do Levítico”. Por fim, concluindo nosso editorial, Prof. Dr. Fabrizio Zandonadi Catenassi e Prof. Dr. Ildo Perondi escrevem sobre a “Colocação literária e estrutura da benção aarônica (Nm 6,22-27)”.

Na seção de artigos diversos, Prof. Dr. Gilvan Leite Araújo traz o artigo “As autoridades do Quarto Evangelho”. Prof. Dr. Adriano da Silva Carvalho escreve sobre “A interpretação dos particípios em 2Ts 2,6-7: uma proposta identitária”. Finalmente, Prof. Dr. Roberto Marcelo da Silva propõe “O Evangelho de Bartolomeu – Uma luta espiritual como superação e temperança a partir de Evágrio Pôntico”.

Como se pode verificar, este volume é caracterizado pela pluralidade temática, o que torna a revista extremamente instigante e pertinente. Manifestamos nossa gratidão a todos os autores pela beleza e profundidade científica de seus artigos. Ao mesmo tempo, fazemos votos de que este volume de ReBiblica contribua para o aprofundamento dos estudos em nossa área.

Prof. Dr. Heitor Carlos Santos Utrini
Editor Gerente

Publicado: 2021-12-31
Ver Todas as Edições