v. 3 n. 5 (2022): O Livro de Josué

É com satisfação que apresentamos aos leitores mais uma edição de nossa ReBiblica. O primeiro volume de cada ano tem como tema do dossiê o livro proposto para o mês da Bíblia da CNBB. O intuito é oferecer uma contribuição mais aprofundada para tantas pessoas que se dedicam com afinco ao estudo, à pastoral e a leitura do texto sagrado.

Neste ano de 2022 o texto indicado no mês de setembro será o Livro de Josué. Essa obra é, ao mesmo tempo, ponto de chegada e de partida do povo de Israel: chegada, porque nele se realizam as promessas feitas por Deus aos patriarcas de conceder-lhes a posse de uma terra onde mana leite e mel. E partida porque, no momento em que o povo se instala na terra, começa uma nova aventura marcada por infidelidades e acertos, quedas e recomeços, mas tudo isso vivido sob o olhar amoroso de Deus.

Nosso dossiê conta com oito textos sobre o tema proposto. Prof. Antônio Carlos Frizzo escreve sobre “Canaã, Raab e sua importância na posse da terra (Js 2–6)”. Profa. Márcia Eloi Rodrigues propõe um artigo sobre “A fidelidade à Torá como garantia da posse da terra: uma releitura nomista de Josué em contexto pós-exílico”. Prof. Heitor Utrini fala acerca de “Raab, a meretriz: desdobramentos e releituras do texto de Js 2,1-21; 6,22-25”. Prof. Leonardo Agostini Fernandes oferece o artigo “A função dos ossos de José: Análise de Gn 50,25; Ex 13,19; Js 24,32”. Prof. Joel Theodoro da Fonseca Júnior escreve sobre “Guerra santa e interdito em Josué”. Prof. Mariosan de Sousa Marques reflete sobre “O Livro de Josué no cânon e na pesquisa bíblica: a finalidade do livro e sua interpretação”. Prof. Basílio da Silva propõe o tema “O uso do termo em Mt 22,34-40 à luz de Js 22,5 (LXX)”. Por fim, Prof. Dimas Solda fala sobre “O bom ladrão, Jesus e Josué: Cristologia e tipologia em Lc 23,42”.

Esse volume conta ainda com alguns textos na seção de artigos diversos, a saber: Prof. Carlos André da Cruz Leandro escreve sobre “O envelhecimento em perspectiva sapiencial: Um estudo de Eclesiastes 11,7–12,8”. Prof. Pedro Paulo Alves dos Santos reflete sobre “Is 63,3-6 em Ap 14,14-20: ‘Intertextualidades’ na tradição hermenêutica joanina do Antigo Testamento”.

Temos ainda uma resenha crítica feita pelo Prof. Waldecir Gonzaga acerca do livro de I. Carboja, “Hebraica veritas versus Septuaginta auctoritatem. ¿Existe un texto canónico del Antiguo Testamento?”.

Somos imensamente gratos a todos aqueles que colaboraram com mais este fascículo de nossa ReBiblica e fazemos votos de que este volume contribua grandemente para a divulgação da pesquisa bíblica feita em nosso país e para um maior conhecimento do texto sagrado.

Prof. Dr. Heitor Carlos Santos Utrini
Editor Gerente

Publicado: 2022-06-30

Apresentação