Paulo e a Justificação pela fé
DOI:
https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.ReBiblica.2596-2922.2025v6n11a01Palavras-chave:
Justificação pela Fé, Teologia Paulina, Nomismo da Aliança, Particularismo JudaicoResumo
O artigo aborda o tema da justificação pela fé na teologia paulina, um tópico que, mesmo após quase 25 anos da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação (1999), continua central e controverso. Partindo de críticas à interpretação tradicional, o texto explora duas reviravoltas hermenêuticas: o “nomismo da aliança”, proposto por E. P. Sanders, que rejeita o caráter legalista do judaísmo palestinense, e o “particularismo judaico”, defendido por James D.G. Dunn, que interpreta a justificação como um ato inclusivo em resposta ao exclusivismo judaico. O artigo também analisa a tensão entre a perspectiva sociológica dessas abordagens e a centralidade cristológica de Paulo, destacando que a salvação é exclusivamente mediada por Cristo. Em diálogos com Gálatas e Romanos, o estudo investiga como a justificação pela fé afirma tanto a suficiência de Cristo para os cristãos gentios quanto sua necessidade universal, incluindo os judeus. A reflexão conclui que o tema permanece relevante, desafiando a compreensão do evento Cristo e seu impacto na experiência de fé. Assim, o artigo não apenas revisita o debate exegético, mas também ilumina implicações teológicas mais amplas, reafirmando a justificação pela fé como um ponto nodal na proclamação do Evangelho e na prática cristã contemporânea.
Referências
ALETTI, Jean-Noel. La Lettera ai Romani: chiavi de lettura. Roma: Edizioni Boria, 2011.
BARCLAY, John Martyn Gurney. Paul and the gift. Grand Rapids (Mich.): Eerdmans, 2015.
BASTA, Pasquale. Gezerah shawah. Storia, forme e metodo dell’analogia bíblica. Roma: Editrice Pontificio Istituto Biblico, 2007.
BUZZI, Franco. La teologia di Lutero nelle “Lezioni sulla Lettura ai Romani. In: LUTERO, Martin. La Lettera ai Romani (1515-1516). Cinisello Balsamo: Edizoni Paoline, 1991. p. 25-50.
DONFRIED, Karl P. Paul and the Revisionists: Did Luther Really Got it All Wrong? Dialog: A Journal of Theology, v. 1, n. 46, p. 31-37, 2007.
DUNN, James D. G. ‘Righteousness from the Law’ and ‘Righteousness from Faith’: Paul’s Interpretation of Scripture in Rm 10:1-10. In: HAWTHORNE, Gehard F.; BETZ, Otto. (eds.). Tradition and Interpretation in the New Testament. Essays in Honor of E. Earle Ellis. Grand Rapids (MI): Eerdmans, 1987.
DUNN, James D. G. The Justice of God: A Renewed Perspective on Justification by Faith. Journal of Theological Studies, n. 43, p. 1-22, 1992.
DUNN, James D. G. The Theology of Paul the Apostle. Edinburgh: T. e T. Clark, 1988.
GUNDRY, Robert Horton. Grace, Works, and Staying Saved in Paul. Biblica, v. 1, n. 66, p. 1-38, 1985.
MCGRATH, Alister E. Iustitia Dei. A History of the Christian Doctrine of Justification. Cambridge (U.K.): Cambridge University Press, 2002.
SANDERS, Ed Parish. Paul and Palestinian Judaism. A Comparison of Patterns of Religion. London: Fortress Press, 1977.
STRECKER, Christian. Paulus aus einer ‘neuen Perspektive’. Der Paradigmwechsel in der jüngeren Paulusforschung. Kirche und Israel, v. 11, p. 3-18, 1996.
WILK, Janusz. La giustizia di Dio in Paolo e a Qumran. Slaskie Studia Historyczno-Teologiczne, v. 41, n. 2, p. 384–393, 2008.
WRIGHT, Tom. What Saint Paul Really Said. Oxford: Lion Publishing, 1997.